Movimento é Saúde! Livre-se das dores!

Movimento é Saúde! Livre-se das dores!

Costumava-se pensar que o repouso na cama e abster-se realizar atividade física era a melhor opção para tratar a dor lombar, mas agora a ciência revelou que isso é mais um mito do que fato.

O exercício não é o inimigo. Na verdade, mais e mais médicos, fisioterapeutas e pesquisadores estão apontando que as terapias com movimento / exercício são a melhor maneira de evitar recaídas e evitar que um problema agudo se torne crônico.

Mesmo agora com uma enorme dependência de terapias passivas, que incluem aplicação de calor, repouso, massagem, ultra-som, eletroterapia, laser e Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS), é verificado que exercícios direcionados não podem faltar na reabilitação (Dunsford et al.)

As diretrizes mundiais afirmam que a abordagem por exercícios é o melhor tratamento para lombalgia aguda; modalidades de tratamento passivos devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de reincidivas e cronicidade da lombalgia.

Há evidências de que o repouso no leito prolongado por mais de dois dias aumenta o tempo de recuperação total.

Isto tem um efeito não só na saúde, mas também no custo do tratamento e no afastamento do trabalho.
Taimela et al descobriram que as recorrências de dor persistente, a longo prazo eram menos entre os pacientes que mantinham hábitos de exercício físico regular, mesmo após o tratamento. Aqueles que ficavam inativos tiveram mais dor e também perderam mais de trabalho.

O efeito dos exercícios ativos foi a volta da flexibilidade e do aumento de força, de acordo com Rainville et al. Da mesma forma, Kankaanpää et al citando outros outros estudos, relata que a dor global diminuiu e a mobilidade e resistência a dor melhoraram.

Uma pesquisa em Meta-análise Byström mostrou que os tratamentos baseados em exercícios são ainda mais eficaz do que o exercício no curto, médio e longo prazo para o tratamento da dor lombar crônica e dores recorrentes.

Um número crescente de médicos e fisioterapeutas reconhecem os efeitos positivos dos tratamentos baseados em exercícios no tratamento da dor lombar.

No Jornal de Ortopedia, Fisioterapia e Esportes de 2013, Haladay avaliou a qualidade de revisões sistemáticas de exercícios de estabilização específicos para dor lombar crônica. Eles descobriram vários comentários de alta qualidade indicava programas específicos de exercícios de estabilização são eficazes para pacientes com dor lombar crônica. Razmjou et al também descobriram que esses diagnósticos são fáceis de fazer
Na Clínica Fisio, trabalhamos com um programa de exercícios eficaz para problemas de lombalgia / dores na coluna.