Cirurgia é a melhor opção para dor nas costas?

Cirurgia é a melhor opção para dor nas costas?

Fisioterapia em comparação à cirurgia para estenose da coluna vertebral

A estenose ou estreitamento da coluna vertebral é uma patologia que irá afetar em torno de 2,1 milhões de brasileiros até 2021 .

Ela é uma das causas mais comuns de dores na coluna em pessoas acima de 50 anos de idade. Ela muitas vezes é associada a bico de papagaio, artrose ou degeneração da coluna. Geralmente é tratada com cirurgia. No entanto, vários estudos têm mostrado que a fisioterapia é tão eficaz no alívio de sintomas quanto a cirurgia. E o melhor disso, a fisioterapia não tem efeitos colaterais.

Tratamentos para estenose da coluna

A estenose da espinha é um diagnóstico complicado para a maioria dos pacientes e de profissionais de saúde. Além de ser difícil identificá-la o tratamento muitas vezes se torna caro e demorado por falta de experiência dos profissionais no tratamento desse quadro.
O sintoma mais comum é identificado no caminhar.

“O paciente não consegue caminhar muito tempo, ele precisa logo se sentar”
Eder Marcos, Especialista em estenose, Equipe Destrave Sua Coluna do Rio

“O estreitamento da coluna vertebral causa dor nas pernas e bumbum que aumenta conforme o paciente anda” especialista em estenose de coluna em Fortaleza, Fisioterapeuta Leonardo Bezerra. “Embora não cause paralisia, ele pode ocasionar uma perda de qualidade de vida.”

Devido a complexidade da estenose, muitos pacientes procuram realizar cirurgia por falta de conhecimento ou de tentativa em profissionais fisioterapeutas especialistas no tratamento da estenose.

“Oferecemos um tratamento especializado em diminuir os sintomas da estenose que, segundo estudos, é tão eficaz, quanto a cirurgia.”
Ulisses Gama, Especialista em estenose, Equipe Destrave Sua Coluna de Campinas

Cirurgia contra fisioterapia para estenose da coluna. Qual o melhor tratamento?

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh estudaram 169 pacientes com estenose espinhal de 2000 a 2007. Todos os participantes foram considerados bons candidatos para a cirurgia da coluna. Metade dos participantes completaram um programa de fisioterapia especial (o mesmo usado pela equipe do serviço de tratamento da coluna Destrave Sua Coluna) duas vezes por semana durante seis semanas, e a outra metade realizou cirurgia de coluna.

Os resultados do estudo mostram que os sintomas melhoraram em ambos os grupos, sugerindo que a cirurgia e a fisioterapia especifica para tratamento de dores na coluna pode ter efeitos parecidos para melhorar os sintomas de da estenose da coluna.

“Embora no geral o resultado de nosso tratamento seja excelente, cada caso é diferente e alguns casos são mais adequados para uma conduta em relação a outra”
Elder Vasconcellos, Especialista em estenose, Equipe Destrave Sua Coluna de Salvador

Nosso tratamento é especializado em coluna vertebral. Todos os problemas de coluna merecem nossa avaliação. Utilizamos métodos reconhecidos mundialmente para tratamento da coluna. Nosso tratamento é mais eficaz por que educamos os pacientes e prescrevemos exercícios domiciliares para que o paciente possa se auto-tratar.

Oferecemos atendimentos de fisioterapia especializada em coluna vertebral em Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.